Quais tipos de tratamento e etapas

Paraná - PR


Quais tipos de tratamento e etapas

A dependência química é vista com uma doença que vai afetar o indivíduo em diferentes campos, sendo na sua vida social, psicológica e também no seu corpo físico. Por isso, é importante conhecer quase tipos de tratamento e etapas que consigam restabelecer cada área do sujeito.

O tratamento se dá buscando oferecer a reinserção social do dependente, sendo esse o objetivo final. Com diferentes abordagens, as etapas podem se dar da mesma maneira para conseguir atingir o objetivo, conquistando um paciente que tem autonomia para voltar a sociedade livre das drogas.

Tratamentos para dependência química

O tratamento para a dependência química costuma ser bastante complexo, esperando que a sua efetividade e o seu sucesso estejam ligados também ao grau de motivação de cada paciente. A parte do apoio dos familiares e da ajuda profissional são importantes, mas nada dá certo sem o querer e a motivação do dependente.

Os sintomas que a dependência pode trazer para o indivíduo não vão ser tão diferentes de uma pessoa para outra, mas o que vai ser mais particular é a motivação para conseguir mudar. Cada um vai ter uma variável nesse sentido, o que vai conseguir trazer mais sucesso ou não para o tratamento.

Em relação a quais tipos de tratamento e etapas, é preciso primeiramente fazer uma avaliação da situação, vendo qual vai ser o melhor tratamento. Essa é uma discussão que pode ser feita junto com a família, o dependente e também a equipe multidisciplinar presente na clínica de reabilitação.

Internação para dependência química

Uma parte do tratamento pode ser a internação, mas ela não é a única estratégia oferecida. Ela costuma ser usada para o período em que o sujeito precisa se desintoxicar, mas não vai implicar na cura da dependência química. Além disso, a internação costuma ser necessária quando o paciente está apresentando sintomas de abstinência que são mais intensos.

As pessoas que estão com quadros psiquiátricos que são desencadeados pelo abuso das drogas também costumam passar pela internação. Depois do período da internação, quando necessário, é preciso continuar com um acompanhamento, fazendo parte tipos de tratamento e etapas.

Dessa maneira, é possível ter um tratamento multidisciplinar que vai deixar o sujeito conseguir lidar com os sintomas da abstinência que vão poder se apresentar de maneiras mais intensa ou não. Parte do tratamento também envolve o atendimento psicológico, onde ele vai conseguir enfrentar as situações desconfortáveis, conseguindo meios próprios para passar por dificuldades sem precisar usar drogas.

Os aspectos psicossociais vão ter um papel bem importante para afetar a doença, pois depois que os sintomas da abstinência passam, essa parte na mente permanece. Desse jeito, parte de tipos de tratamento e etapas envolve também o acompanhamento de um psicológico para conseguir prosseguir com a continuidade do tratamento.

Fases do tratamento da dependência química

A abstenção das substâncias é algo muito importante, mas conseguir manter o sujeito longe das drogas é algo que vai ser difícil e vai durar a vida inteira. O dependente pode começar a frequentar grupos de apoio, com a sua família, conseguindo continuar na motivação de permanecer longe da droga.

O dependente precisa compreender que a sua dependência química não é algo que vai afetar a vida dele apenas. Quando ele consegue perceber que outras pessoas também se mantem afastada das drogas, o paciente também vai sentir maior motivação para obter a mesma situação.

Quando a família também começa a frequentar os grupos de apoio, vai conseguir dividir os momentos de dificuldade em relação a dependência química de um entende querido, aprendendo novas estratégias também para conseguir lidar com essa situação que tem dentro de casa.

Assim, quando se oferece um tratamento adequado, há de se respeitar algumas fases para o dependente. Ele começa recebendo a parte da desintoxicação, para ficar longe das drogas e limpar o seu organismo. Passando pelo momento da abstinência, consegue trabalhar melhor a questão psicológica.

Depois que o paciente consegue se sentir mais consciente com a desintoxicação, ele trabalha com a terapia os gatilhos que o fazem utilizar drogas, conseguindo trabalhar com um psiquiatra ou psicológico as mudanças de vida que vai precisar para conquistar novos objetivos onde as drogas não façam parte dessa mudança.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?