Alcoolismo: sintomas, tratamentos e causas

Alcoolismo: sintomas, tratamentos e causas


O Alcoolismo e seus sintomas, tratamentos e causas pode ser encarado de diferentes formas. Essa doença que surge quando o sujeito consome de maneira excessiva bebidas alcoólicas consegue causar uma dependência, a pessoa acaba sofrendo com esse problema, sem conseguir se dedicar as suas tarefas e encontrando problemas com familiares e amigos.

O uso abusivo de álcool já tem relação com diferentes problemas de saúde, além de problemas sociais. Combater a dependência de álcool pode ser feita com tratamento, por isso, perceber os sinais e sintomas, é muito importante para conseguir começar a tomar alguma atitude para enfrentar esse problema.

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo já não é mais usado como o termo correto, visto que há uma questão negativa, onde a sociedade enxerga isso mais como um problema, por isso, tem se usado bastante o tempo dependência de álcool. Essa é uma questão que está relacionada a pessoa que faz um uso frequente de álcool, diminuindo as suas ações diárias.

Assim, a pessoa que antes trabalhava ou estudava, começa a ter falta nos âmbitos em que deveria ter responsabilidade. Começa a ter problemas dentro de casa com a família, sem conseguir dar conta de manter os relacionamentos e as suas responsabilidades, demonstrando que há um problema com alcoolismo.

Quais os sintomas do alcoolismo?

Os sintomas podem ser percebidos dentro de casa, com a família, além de problemas no trabalho. A pessoa começa a ter restrições com as suas atividades sociais por conta do álcool, sem ir a festas ou atividades que não apresentam álcool.

Já os sintomas físicos podem ser vistos com caibras, tontura e tremores nas extremidades durante as manhãs. Ele se sente muito mal quando fica se álcool, precisando de uma dose logo que acorda, nem sendo por prazer, mas para conseguir diminuir as sensações ruins. A Pessoa pode também ter vomito, náusea ou até mesmo uma crise convulsiva.

Os sintomas vão também ser percebidos como fraqueza, ansiedade, irritabilidade, depressão, assim como problemas de sensopercepção nos casos mais graves, sendo percebido alucinações e ilusões. Assim, os sintomas, tratamentos e causas precisam ser avaliados conforme cada tipo de caso.

Quais as consequências do alcoolismo?

A longo prazo, o Alcoolismo pode aumentar os sintomas, o que pode causar perda de memória, deficiência de vitaminas, doenças hepáticas, desnutrição, cirrose, entre outros problemas. Há também as alterações gastrointestinais e problemas no pâncreas. Como o álcool é um carboidrato, ao ser ingerido, a fome pode ser reduzida, o que faz a pessoa apenas beber e não se alimentar.

Como é o tratamento para alcoolismo?

Já existe alguns medicamentos que podem ser usados como uma maneira de realizar o tratamento, mas esses medicamentos são indicados pelos médicos apenas em alguns casos, visto que o paciente vai começar a beber bem menos, mas pode passar mal, tendo outros problemas de saúde.

Existem outros medicamentos que são usados junto para quem tem alcoolismo. Para avaliar os sintomas, tratamentos e causas vai ser avaliado cada caso. Assim recebe a ajuda de um tratamento em clinicas de reabilitação. Assim, eles são usados para tratar sintomas como a depressão e ansiedade. Alguns são indicados também para a primeira fase do tratamento, que é a desintoxicação, conseguindo contribuir para que esse passo seja menos desconfortável.

Alcoolismo tem cura?

Quando o paciente recebe um diagnóstico da sua doença, ele já começa a ter uma mudança no seu cérebro. Ele já conhece o álcool muito bem, por isso, mesmo que fique um tempo sem, quando tomar novamente, o risco de voltar a ter uma dependência novamente, se torna muito grande.

A cura que pode ser encontrada fica apenas em não beber, nunca mais. É possível lidar com locais que promovem a redução de danos, com uma medicação que pode ser usada para reduzir o consumo, fazendo a pessoa parar de beber. Mas essa é indicada apenas para a pessoa que bebe demais, mas não é dependente.

Como identificar um alcoólatra?

Para conseguir identificar a pessoa que é dependente de álcool, é possível ver os prejuízos que essa dependência está causando na sua vida. Ela costuma ter problemas com a família, com amigos e com outras pessoas próximas que não querem mais participar dessa vida de dependência.

A pessoa também vai perder seu emprego, largar os estudos, tudo o que demanda responsabilidade. Os prazeres também são abandonados, sem interesses alternativos que não envolvam o álcool, demonstrando uma grande dependência. A pessoa dificilmente vai ter consciência do seu problema, precisando da ajuda de familiares nesse momento.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.