O que caracteriza o usuário dependente?

O uso de drogas, já é visto como um grande problema de saúde pública, precisando ser bem entendida para poder ter um encaminhamento de tratamento melhor para o sujeito que passa por uma dependência. O que caracteriza o usuário dependente demonstra alguns diferenciais de um usuário usual.

Por conta de normas sociais impostas, muitas pessoas procuram na droga uma maneira de conseguir fugir desses problemas, achando que com ela vai encontrar a solução. Com substâncias que estimulam o vício, as pessoas começam como usuários eventuais e acabam se tornando dependentes.

Tipos de usuários de droga

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é uma doença a dependência. Essa é uma doença que faz com que o sujeito perca praticamente ou totalmente a sua capacidade de escolha. Por isso, é possível dizer que o dependente é uma pessoa refém da droga, pois acredita que não conseguem viver sem os benefícios que ela traz.

Já para a Sociedade Americana de Medicina de Adição, a dependência é uma doença crônica, com um desenvolvimento e manifestação que pode ter influências de fatores genéticos, ambientais e psicossociais. Essa é uma doença que pode ser considerada progressiva, onde o controle continua a ser perdido gradualmente.

De acordo com estudos, 5% da população mundial já usou alguma droga ilícita, tendo também um número para aqueles que usam drogas bem problemáticas. No Brasil, o número estimado para dependentes químicos é de 6 milhões, equivalendo a 3% da população, o que demonstra um número perigoso.

A dependência química pode ser tratada como uma doença que é a consequência do uso repetitivo de algumas substâncias que trazem problemas para o sujeito. Com o tempo, ela acaba piorando e pode ser considera uma doença primária, pois a sua evolução traz consequências que acabam gerando outras doenças.

Há diferentes sintomas e sinais decorrentes por conta do uso da droga, sendo tratada como um transtorno mental. Os sinais e sintomas da dependência química podem ser os sintomas de abstinência, ausência de controle sobre a quantidade de droga a se usar, necessidade de doses maiores para ter mais efeito, abandono de atividades normais, mesmo já percebendo os prejuízos da droga. Identificar 3 desses sintomas já é o suficiente para conseguir perceber e diagnosticar a dependência química.

O que caracteriza um usuário eventual?

Esse é o tipo que vai usar droga muito de vez em quando, em algum encontro com amigos ou no final de semana. Normalmente, é mais comum isso acontecer com adolescentes ou jovens, que começam com curiosidade, apenas por conta da moda ou por querer se aventurar, como maneira de entrar em um grupo. Está bem no começo do uso, por isso, não apresenta dependência pela droga.

O que caracteriza o usuário dependente?

Conforme a Classificação Internacional de Doenças, o que caracteriza o usuário dependente vai ser o seu tipo de droga: tabaco, álcool, cocaína, derivados de crack e pasta-base, solventes, inalantes, alucinógenos, cafeína, sedativos, entre outros. Elas apresentam substâncias que causam a dependência.

As drogas que tem um uso maior e acabam causando maior dependência na nossa sociedade são a cocaína, álcool e tabaco, o que conseguiu aumentar ainda mais no úmero de dependentes nos últimos anos. Medicações sedativas também tem se tornado uma grande preocupação, com mais pessoas usando e se tornando dependentes.

Quais as consequências do uso de drogas?

Essa é uma doença que traz diferentes prejuízos para o paciente que tem tudo o que caracteriza o usuário dependente. Usar a droga acaba sendo o único objetivo do sujeito, deixando de lado a família, saúde, estudos, trabalho, por isso, um por um, esses fatores e lado da vida da pessoa vão se perdendo.

A pessoa não consegue firmar um emprego, nem concluir nada do que costumava fazer. Os relacionamentos acabam tendo maior conflitos, podendo desenvolver também um comportamento violento, se envolvendo em situações perigosas para conseguir a droga, gerando também as consequências para a saúde física.

As drogas conseguem trazer diversos problemas para aqueles que podem se identificar com o que caracteriza o usuário dependente. A saúde é exposta trazendo problemas para o físico, assim como para a mente. Diferentes doenças podem acontecer pelo uso abusivo de drogas, precisando de um tratamento para acabar com a dependência.