Quanto tempo dura abstinência do álcool?

As pessoas que bebem de maneira excessiva, quando passam a diminuir o seu consumo ou param completamente, podem demonstrar diferentes sintomas e sinais, conhecidos como a abstinência do álcool. Saber quanto tempo dura abstinência do álcool pode variar, de acordo com as características do indivíduo, precisando de uma avaliação mais completa.

Os tremores são sintomas típicos da abstinência, mas podem apresentar ainda outros sinais físico e psicológicos que são poucos específicos, o que deixa o reconhecimento da abstinência difícil de perceber.

Sintomas e sinais de abstinência

Diferentes fatores vão influenciar a evolução da abstinência, como o gênero, padrão de consumo de álcool, vulnerabilidade genética, características psicológicas individuas e biológicos, além de fatores socioculturais.

Tanto os sinais quanto os sintomas também vão variar de acordo com a gravidade e a intensidade, assim como quanto tempo dura abstinência do álcool. Além disso, a abstinência pode aparecer depois de uma redução parcial do álcool, seja voluntária ou não, como é o caso de pessoas que estão em tratamento cirúrgico.

Os principais sintomas que são sentidos por quem parar de beber álcool são ansiedade, agitação, alterações de humor, como irritabilidade e disforia, além de vômitos, náuseas, taquicardia, tremores, hipertensão arterial, entre outros também. Podem ter em casos mais graves, o surgimento de alucinações e convulsões.

Embora alguns pacientes possam ter sintomas mais leves e sem saber quanto tempo dura abstinência do álcool ainda há aqueles que depois de um tempo sem álcool, possam desenvolver complicações e sintomas mais graves, em alguns casos, levando até mesmo a morte

Depois de 6 horas com a interrupção do álcool, já é possível perceber os primeiros sintomas e sinais. O dependente vai passar por insônia, tremores, ansiedade, náuseas e bastante inquietação. Os mais severos costumam aparecer em poucos pacientes, mas podem surgir sudorese ou febre baixa.

Quanto tempo dura abstinência do álcool?

O usuário de álcool pode ser classificado em dois níveis, começando em um leve/moderado até o grave. Com essa classificação, é possível avaliar o melhor tipo de tratamento para o paciente, podendo apresentar diferentes graus de comprometimento. Quando o seu comprometimento com o álcool é leve, ele vai ter uma síndrome de abstinência leve também.

Seus sintomas serão tremores nas extremidades, sensibilidade visual, náuseas sem vômitos, sudorese fácil leve, leve agitação psicomotora. Na questão psicológica, ele permanece orientado temporoespacialmente, com noções de realidade. Apresenta apenas uma ansiedade leve.

Em relação as questões sociais, o indivíduo continua morando com os familiares ou amigos, com uma boa convivência. Sua atividade produtiva continua sendo desenvolvida, mesmo que esteja desempregado ou desocupado.

Para esse tipo de paciente, a intervenção que deve ser feita é psicoeducacional e clínica, por isso, o paciente vai ser informado com detalhes sobre o seu diagnóstico, contando com as orientações sobre o alcoolismo e também sobre a abstinência. Recebe também um tratamento específico para o momento de privação do álcool, conforme a sua necessidade. Assim, pode ser encaminhando para um tratamento ambulatorial ou desintoxicação em casa.

Casos graves

O outro nível, apresenta já um comprometimento grave em relação ao álcool, contando com uma síndrome de abstinência grave também. Assim quanto tempo dura abstinência do álcool pode ser mais complexo de avaliar. Ele vai sentir uma forte agitação, com tremores no corpo todo, sudorese profunda, sensibilidade visual intensa, náuseas com vômitos.

O paciente também vai estar desorientado, sem ter uma noção da realidade, apresentando uma grande ansiedade. Pode contar com um histórico de violência já presente, com um pensamento muito rápido e desagradável. Pode ter alucinações visuais também ou auditivas.

Para esses casos, o relacionamento com a família e amigos já está bem ruim, sem conseguir desenvolver atividades produtivas. Por conta do álcool, não tem mais rede social e nem ninguém apoiando no tratamento.

Para esse tipo paciente, a indicação é a internação clínica, precisando da presença de amigos ou familiares para dar uma orientação sobre a gravidade do seu caso. Ao ser encaminhado para a internação, passará por um processo de tratamento para conseguir receber os benefícios de uma vida sem álcool.

Com o tratamento, é possível ter o alívio dos sintomas da abstinência, além de conseguir fazer com que o paciente se vincule ao tratamento que está recebendo. Dessa maneira, ele consegue passar pelo processo de abstinência sem tantos desconfortos.