Dependência química: sintomas, tratamentos e causas

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a Dependência química, junto de seus sintomas, tratamentos e causas, pode ser classificado como um conjunto de sintomas que afetam o comportamento, fisiologia, cognição que vão se desenvolvendo conforme o uso repetido de alguma substância química.

Em relação a dependência, ela pode ser dada por conta de substancias psicoativas específicas, como a cocaína, fumo, álcool, ou também para a categoria toda de substancias psicoativas. Também pode se dar a um conjunto muito maior de substancias diferentes, gerando uma dependência.

Causas da dependência química

A dependência química já é uma doença crônica e que se deve a diversos fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, como por exemplo, a frequência e a quantidade do uso da droga, além da condição de saúde do sujeito. Podem influenciar também fatores ambientais, genéticos e psicossociais.

Já existem diferentes estudos que buscam entender as características que podem deixar um sujeito predisposto a ter problemas com o abuso de drogas e até mesmo a dependência. Podem ser fatores genéticos que explicam, como o caso do alcoolismo. Há fatores individuais que também colocam alguns grupos de pessoas para um risco maior de problemas com a bebida.

Algumas características, portanto, podem aumentar ou diminuir a probabilidade que surja algum agravamento com problemas com drogas, conhecidos como fatores de risco. Não serão iguais para todos os sujeitos, pois podem variar de acordo com a personalidade, ambiente e fase do desenvolvimento.

Podem ser encontrados como fatores de risco para Dependência química a genética, transtornos psiquiátricos, disponibilidade de drogas. Tudo isso contribui para descobrir os sintomas e causas, indicando os tratamentos possíveis. Há também a questão de fatores protetores, como políticas sobre drogas, controle de impulsividade, religião, entre outros.

Sintomas da dependência química

Os sintomas que podem ser vistos pela dependência química são um desejo muito grande de usar a droga, além da perda de controle, sem conseguir parar depois que começou a fazer uso da substância. Há também o aumento da tolerância, o que vai fazer a pessoa precisar de mais doses para conseguir sentir o mesmo efeito.

Outro sinal que está indicando a dependência é através da abstinência, onde a pessoa passa um tempo sem usar a droga e começa a sentir tremores, ansiedade, sudorese, entre outros que também podem ser indicativos. Participar desse momento de abstinência faz patê de muitos tratamentos para drogas.

Tratamentos

O indivíduo que começa a identificar a sua Dependência química vai também começar a trabalhar com a questão dos sintomas, tratamentos e causas. Vai precisar buscar a ajuda de profissionais da saúde, entendendo que a sua saúde e rotina estão sendo influenciados negativamente. Com o tempo e o uso abusivo, as relações familiares vão se perdendo, assim como as atividades da rotina, como emprego e estudo.

Cada pessoa vai precisar de um tratamento que vai depender da sua característica pessoal, assim como a quantidade de droga que usa, assim como o tipo. A pessoa também precisa identificar se já apresenta algum problema emocional, físico que surgiu por conta da dependência química.

O paciente passa por uma avaliação com diferentes profissionais da saúde, conseguindo ter uma avaliação bem completa do seu diagnóstico, o que vai deixar o tratamento ainda mais preciso.

Qual o tempo necessário para o tratamento de dependência química?

Quando recebe o diagnóstico, a dependência química precisa de um tratamento que vai contar com acompanhamentos de médio a longo prazo, precisando que haja essa duração para conseguir garantir que o tratamento vai ser um sucesso. Sua duração, portanto, pode variar conforme a gravidade da doença e da progressão do tratamento.

A dependência química costuma representar algo muito impactante para o dependente, mas também para aqueles que convivem com a pessoa. Por conta da complexidade, os tratamentos multidisciplinares conseguem focar nesses diferentes pontos, trazendo uma visão mais completa das necessidades de apoio.

Dar esse suporte e apoio profissional para o dependente é o que consegue fazer a diferença, mostrando que é preciso alterar os padrões de comportamento, entendendo o que leva o uso a droga, para conseguir melhorar as percepções cognitivas, trabalhando também a questão do social.

Para poder se ver livre das drogas, o sujeito precisa passar por diferentes mudanças na sua vida. Essas mudanças só podem ser conquistadas com a ajuda de um local bem estruturado e seguro, onde o paciente vai ser acompanhado por médicos capacitados.