Tipos de tratamento para dependentes químicos

Tipos de tratamento para dependentes químicos


Existem diferentes Tipos de tratamento para dependentes químicos, onde podem ser indicadas para casos diversos. A literatura médica considera algumas linhas como suas principais e são as mais presentes nas diferentes comunidades terapêuticas ou clínicas de recuperação.

Em torno de 4,9 milhões de pessoas foram e/ou são usuárias de drogas ilícitas no Brasil, demonstrando uma forte preocupação com a busca de tratamentos para essas pessoas. O uso excessivo gera a dependência que pode trazer diferentes problemas físicos, psicológicos e sociais, demandando um tratamento. Conheça os tipos de tratamentos:

Ambulatorial

O paciente que não vai passar por internação, mas consegue um acompanhamento com consultas a médicos e psicológicos de maneira periódica fazem parte do atendimento ambulatorial. Pode ser indicado como melhor terapia para o indivíduo, contando com a presença de terapias individuais, em grupo e também com uso de medicamentos. Esse tipo de atendimento pode ser encontrado no SUS, nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Desintoxicação

Outro dos tipos de tratamento para dependentes químicos, é com a desintoxicação. O paciente vai passar por uma internação que dura entre 2 meses, onde vai receber os cuidados para caso tenha algum problema físico por conta do seu vício. Em alguns pacientes podem encontrar infecções, o que precisam também de medicamentos para isso, além dos que são usados para diminuir sintomas de abstinência. Nesses casos, há também a presença de atendimento psicológico.

Comunidades terapêuticas

Esse tipo de tratamento vai buscar trabalhar com o paciente a sua retomada da vida social. Costuma oferecer internações que são mais longas, chegando a uma média de 6 meses. Os pacientes recebem estímulos para reconquistar a sua autonomia, pois são incentivados a trabalhar e realizar outras atividades. Dentro dos tipos de tratamento para dependentes químicos, nesse há também o incentivo ao restabelecimento aos vínculos familiares.

Moradia Assistida

Essa é indicada como atendimento oferecido aos pacientes que não tem família, sendo um espaço que vai contar com a presença de ex usuários de drogas, onde a regra principal do local é a abstinência. Nesse local, os usuários podem sair para trabalhar e estudar, mas precisam assumir as responsabilidades de cuidados com a casa.

Tratamento de internação

Contando com diferentes clínicas espalhadas pelo Brasil, há diferentes investimentos que podem ser feitos, com tempos de tratamento diferenciados.  A recomendação mínima costuma ser de 90 dias, para conseguir maior efetividade no tratamento. Há casos que vão precisar de um tempo maior de internação.

Diversas fases do tratamento são usadas nos 90 dias ou mais, passando por um atendimento completo do indivíduo a fim de que ele consiga se recuperar em todos os âmbitos que foram prejudicados pela droga. Com o tempo de tratamento, o indivíduo se sente seguro para voltar a sociedade, recebendo o apoio com reuniões com a equipe de apoio.

É importante que o tratamento seja trabalhado para conseguir conter a vontade exacerbada do sujeito em consumir a droga. Por isso, o foco precisa ser em fazer o possível para que o apetite pela droga diminua, através da desintoxicação e processos de abstinência. Ao recuperar a sua consciência, o paciente tem amis força de vontade para conseguir suspender a droga.

Por isso, o primeiro passo costuma ser promover a desintoxicação através da abstinência. Fora do contato com qualquer tipo de droga, nem usuários e objetos que estejam associados a droga, o paciente enfrenta a primeira dificuldade. Com diferentes sintomas que são desconfortáveis por conta do processo da abstinência, é um momento difícil.

Dependendo da interferência e da consequência que as drogas causaram, o paciente também vai receber um tratamento para essas complicações. Como as drogas podem causar problemas de saúde, também precisa receber um tratamento do corpo físico, para então, começar a tratar juntamente a mente.

Através das terapias, os pacientes trabalham as suas relações com as drogas, fazendo parte dos Tipos de tratamento para dependentes químicos. Ao trabalhar essas questões, também é possível prevenir que o paciente tente novamente voltar a consumir a substância, evitando chegar a uma recaída.

Ao adotar as medidas da terapia, o sujeito vai compreender que o seu estilo de vida precisa de mudanças, podendo dessa maneira, se sentir reabilitado para o convívio com os familiares, amigos, através de um tratamento com um bom andamento.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.