Na dependência química, o indivíduo acaba perdendo a capacidade de conseguir lidar com os seus problemas, perdendo também a capacidade de decisão, assim como a sua capacidade de organização. Diferentes drogas podem provocar diferentes sintomas, precisando entender O que acontece com o dependente químico.
Esta é uma doença que acontece no cérebro, por conta de substâncias que vão acionar o sistema de recompensas. Com o tempo, o cérebro vai se interessar apenas pelas sensações de prazer que aquela substância traz, sem conseguir sentir algo parecido com as outras atividades que costumavam dar prazer.
Dependência química
São diversas as causas e motivações que fazem com que as pessoas usem drogas, podendo ser uma maneira de obter prazer, aliviar os problemas, ou curiosidade. A maioria das pessoas quando começa a usar alguma substância, não acredita que ela possa causar algum tipo de dependência.
O indivíduo vai ter um descontrole em relação ao consumo da droga, precisando de cada vez mais doses para conseguir sentir os efeitos que sentia quando começou a usar. Existem predisposições genéticas, assim como outras questões que conseguem levar o sujeito a chegar a um quadro de dependência.
O dependente via também passar pela síndrome de abstinência, que vai surgir toda vez que a pessoa ficar longe da droga. Essa sensação traz um mal-estar tão grande que é mais simples recorrer novamente a droga do que conseguir persistir mais um tempo sem usar. A vontade incontrolável de usar a droga, a qualquer hora, também dificulta a abstinência.
Depois que a pessoa se torna um dependente químico, ela permanece sendo sempre um dependente. Depois que a doença é diagnosticada, ela tem um caráter crônico, progressivo e que vai demonstrar que há a necessidade de um tratamento que seja constante, mesmo que a pessoa pare de usar a droga.
O que acontece com o dependente químico?
Em relação a parte biológica, o cérebro tem diferentes áreas que são afetadas pela dependência química. Ao ter o abuso do uso de alguma substância, o cérebro se interessa apenas pela parte de prazer, recompensas, deixando de lado a área em que é responsável por controlar as ações, pela parte de planejamento.
A pessoa que está sofrendo com a dependência química vai demonstrar também alguns sintomas por conta do seu uso. Assim O que acontece com o dependente químico é que ele vai ter uma vontade incontrolável de usar alguma substância, perdendo o controle, assim, não consegue parar depois de começar a fazer uso.
A sua tolerância também vai aumentar, por isso, ele vai precisar de uma dose maior para conseguir ter o mesmo efeito do que recebia quando tomar doses menores. O efeito também vai ser bem menor com a mesma dose da substância, o que gradativamente vai aumentando o seu consumo.
Quando se conhece uma pessoa que está passando por uma situação de dependência, é importante conversar com ela, mostrando a necessidade de buscar um tratamento. Os tratamentos são feitos para focar a autonomia do paciente, para que ele não tenha recaídas e consiga receber o atendimento necessário para se verem livres das drogas.
Como ajudar um dependente químico em tratamento?
A família precisa estar presente para oferecer ajuda emocional e também apoio, fazendo com que a pessoa comece a tomar consciência do seu vício. É um momento difícil para todo mundo, por isso, escolher as palavras que tenham um tom de incentivo no lugar de briga pode ser mais delicado.
O dependente acaba perdendo os seus parâmetros de convivência, deixando a rotina entre os entes queridos cada vez mais complicada. Entender que momento é a hora de se afastar, ao perceber que a pessoa está sob efeito da substância, mantendo o equilíbrio e conseguindo evitar que haja algum desentendimento.
Procurar a ajuda de profissionais é muito importante, levando o dependente a buscar um tratamento para conseguir lidar com o seu problema. O familiar também pode receber a indicação de procurar participar de grupos de apoio, convivendo com outras pessoas que estão passando pela mesma situação, recebendo apoio mútuo.
Assim, o que acontece com o dependente químico é algo bem complicado, mas com a ajuda de profissionais e recebendo o apoio da família, ele pode mudar o seu estilo de vida, recebendo apoio para ter autonomia em uma vida longe da droga.
Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.