A reclusão de pacientes é indicada apenas quando o dependente já não consegue ficar abstinente das drogas só com o tratamento ambulatorial ou com a internação domiciliar.
Na clínica de internamento para dependentes químicos, o paciente passa por uma assistência multidisciplinar com profissionais habilitados: nutricionistas, educadores físicos, psiquiatra, psicólogos, terapeutas, conselheiros, enfermeiro, assistente sociais, etc.
Normalmente, já no primeiro dia, os pacientes já entram em uma rotina cheia de atividades e organizada por uma equipe multiprofissional. É feita uma programação com educadores físicos, palestras com membros dos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), terapia, assistência social e enfermagem.
Quem pode se internar?
Todos os dependentes possuem o direito de internação, porém ela não recomendada para todos os casos. O foco no tratamento contra a dependência química está no atendimento sem internação. A internação é um recurso para quando o paciente se encontra no estágio muito grave, levando riscos para si mesmo e para as outras pessoas.
Nesse estágio muitos estão fazendo furtos para manter o vício, tendo crises de abstinência intensas, overdoses e/ou apresentam um mau desempenho com as outras formas de tratamento. Sendo assim, com um diagnóstico médico e uma avaliação de perfil do dependente químico, o pedido de reclusão pode ser feito.
Abstinência
Geralmente, um dependente químico fica internado entre 1 mês e 45 dias na clínica de reabilitação. Mas, conforme o caso, esse período pode estender-se. Durante esse tempo, o paciente recebe uma atenção e cuidados individualizados, em um lugar que há pessoas diferentes na mesma situação.
As duas primeiras semanas são as mais difíceis da etapa de desintoxicação, e os sintomas mais comuns são tremor, suor intenso, náusea, vômito, febre, insônia, alucinações, irritabilidade, ansiedade, oscilação de humor e fissura.
Em relação às consequências, as principais para a saúde mental do dependente, são: transtornos de personalidade, depressão recorrente, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, hiperatividade, obsessão pelo jogo e déficit de atenção.
Clínica de Recuperação Gratuita
Muitos dependentes que precisam de ajuda encontram dificuldades de contratar os serviços de uma clínicas de recuperação para tratamento. Porém, no país existem clínicas que, em sua maioria, só aceitam internação voluntária.
Esse tipo de internação ocorre quando o dependente químico decide se internar por vontade própria. O pedido pode ser feito pelo paciente e pelo médico responsável pela análise clínica.
Apoio da família
Para lutar contra o vício, é necessário muito esforço, sendo que um tratamento adequado é essencial para se recuperar. E, o apoio familiar é muito importante para todo o processo de recuperação e continuidade do tratamento após a alta médica.
Clínica de Recuperação Brasil
Nos casos em que a internação é a melhor opção, nós da Clínica de Recuperação Brasil não oferecemos tratamento gratuito público, mas, sim, orientamos as famílias a encontrar os melhores lugares, com informações e dicas de como encontrar as clínicas de recuperação que ajudem aqueles que precisam a ter uma vida digna de novo.
Se você possui algum familiar que está sofrendo com o vício, não hesite em fazer contato.