Clinica de reabilitação alcoólica

O que é alcoolismo?

O alcoolismo é uma doença crônica, em que há um consumo compulsivo de bebidas alcoólicas. Ele se manifesta quando uma pessoa não consegue ficar sem beber por um período longo de tempo e o corpo sofre com a falta da bebida, com necessidade de doses cada vez maiores.

O álcool é vendido e distribuído no mercado sem qualquer restrição e com poucas informações sobre as consequências do seu consumo em excesso. A pessoas estão bebendo cada vez mais cedo, e a mídia, a cultura e o meio social interferem diretamente neste tipo de comportamento.

A procura por clínicas de reabilitação alcoólicas aumenta cada vez mais pelos familiares, amigos e pelo próprio dependente, que deseja um tratamento para ajudar com esse problema.

Sintomas do alcoolismo

Existem vários sintomas para a intoxicação de álcool: comportamento expansivo, grande emotividade e atitudes agressivas, sensação de euforia, perda da inibição, dificuldade na articulação de palavras e no raciocínio, problemas na coordenação motora, movimentos dos olhos retardados, visão dupla, taquicardia, ansiedade, coloração amarelada na pele e nas mucosas, e outros mais.

Como funciona o tratamento?

O sucesso do tratamento de alcoolismo depende do esforço, motivação, orientação profissional e apoio familiar. O paciente precisa aprender a lidar com suas compulsões e desenvolver mais o seu autoconhecimento.

O programa de reabilitação é voltado para elementos biológico, psicológico e social para entender os aspectos da dependência e os processos do abuso da substância. O auxílio profissional precisa de continuidade e eficácia, pois o trajeto até a reabilitação total apresenta muitas dificuldades. Porém, assim que o dependente consegue controlar o vício, a autoconfiança é recuperada e a reinserção à sociedade fica bem mais segura e com menos riscos de recaída.

Com um trabalho sério, completo e multidisciplinar é possível cuidar dos efeitos negativos do álcool no corpo. O tratamento para dependentes passa pela desintoxicação, com um acompanhamento psicológico contínuo.

Internação voluntária e involuntária

Há 2 formas de internação hospitalar para os dependentes do álcool: voluntária e involuntária.

Internação voluntária

A internação voluntária acontece com a vontade e o consentimento do próprio dependente, que entende a necessidade de passar por uma intervenção profissional para largar o vício e entrar no processo de reabilitação.

Internação Involuntária

A internação involuntária é indicada para os casos mais graves, em que o dependente de álcool não quer realizar o tratamento de internação. Assim, os familiares recorrem esse tipo de internação.

Para esses casos existe o amparo da Lei 10.216, que ajuda a assegurar aos familiares o direito de intervenção quando o dependente oferece vários riscos para si para as outras pessoas.

Quando recorrer à internação?

A internação é recomendada quando a pessoa está dominada pelo vício, sem a capacidade de fazer julgamentos. O objetivo é oferecer ao paciente todos os meios que ajudem a diminuir o comportamento de risco e iniciar a recuperação.

Clínica de Recuperação Brasil

Nós da Clínica de Recuperação Brasil não oferecemos tratamento gratuito público, mas ajudamos as famílias e os dependentes a encontrar as melhores clínicas de recuperação.