Qual o melhor tratamento para dependentes químicos

Qual o melhor tratamento para dependentes químicos


Cada dependente químico vai ter uma relação diferente com a droga, por isso, cada um vai precisar de tratamentos diferentes, contando com necessidades particulares com as suas características. Assim, pensar qual o melhor tratamento para dependentes químicos pode variar conforme essas questões.

A dependência química vai trazer consequências diferentes na vida de cada um, mexendo na parte social, psicológica e biológica. Dessa maneira, todas as intervenções precisam ser diferentes para cada pessoa, considerando esses diferentes aspectos que estão envolvidos na dependência química.

Quanto tempo dura o tratamento de dependência química?

Não há um tratamento único que possa ser apresentado para todos os dependentes químicos. Em boa parte dos casos, há técnicas que são usadas para que o tratamento aconteça, mas passam por novas revisões e adaptações para os diferentes momentos que o paciente vai apresentar no seu tempo.

A dependência química é uma doença que vai intervir nos diferentes aspectos da vida do paciente. Ao interromper o uso da droga, somente demonstra ser um dos passos para mostrar qual o melhor tratamento para dependentes químicos. O processo de tratamento pode durar 1 ano, ou até 5 anos.

O paciente precisa de um tratamento que seja planejado onde o primeiro objetivo é interromper o uso da droga, mas não somente isso. O objetivo final deve ser reinserir o paciente nas suas novas atividades sociais, reconquistando o contato com a família, assumindo responsabilidades profissionais e prevenindo possíveis recaídas.

Como a dependência é algo que vai afetar diferentes aspectos da vida da pessoa ela precisa de uma abordagem multidisciplinar no seu tratamento, sendo usado e tratado por uma equipe composta por diferentes profissionais, sejam assistentes sociais, terapeutas, médicos, psicólogos enfermeiros, entre outros.

O que acontece com o dependente químico?

O melhor tratamento para dependentes químicos pode ser dividido em algumas etapas conforme a fase de motivação para que haja uma mudança, sendo essa definida pelo paciente mesmo. As fases não vão ser sequenciais na maioria dias casos, visto que o indivíduo normalmente passa por elas diferentes vezes ao longo do tratamento, em uma ordem aleatória.

O paciente vai ter uma motivação para conseguir tratar a sua doença que vai ser diferente para cada um. É possível encontrar seis fases que são indicadas para cada paciente, o que vai demonstrar qual o melhor tratamento para dependentes químicos.

Tipos de tratamento para dependentes químicos

Os pacientes precisam começar com acesso a serviços de saúde que vão conseguir dar as condições ideias para o paciente passar pelo processo de abstinência, sendo essa a fase da desintoxicação. As drogas trazem diferentes efeitos no organismo e no cérebro, por isso, ao interromper o seu uso, sensações e efeitos bem desagradáveis começam a aparecer.

Quando o paciente passa pela abstinência, ele pode ficar ainda mais irritado, agitado e sentindo diferentes sensações de mal-estar no corpo. Contando com um tratamento adequado, ele vai conseguir ter um alivio maior, prevenindo as sensações desagradáveis, o que faz com que o começo da abstinência não seja algo tão sofrido.

Para conseguir isso, ele vai precisar da equipe especializada e com a ajuda de profissionais, conseguindo um local adequado para passar pelo processo de abstinência. Os profissionais são responsáveis por realizar o acolhimento, proteção e tratar os pacientes. Nessa etapa, a equipe já aproveita para trabalhar as suas motivações, objetivos, conseguindo um projeto terapêutico que via auxiliar na parte de recuperação social e cognitiva.

Depois que o paciente passa pela abstinência, ele vai se dar conta dos prejuízos pessoais, sociais, econômicos, neuropsicológicos, verificando que estão em uma situação bem complicada. Ao recuperar essa consciência, é importante que eles tenham o suporte necessário para conseguir se reabilitar.

Esse é um processo que vai contar com a ajuda de profissionais que mostram qual o melhor tratamento para dependentes químicos. Avaliando os problemas depois de uma avaliação neuropsicológica, o paciente se torna apto para tomar as suas próprias decisões passando para outra fase do tratamento.

Assim, ele começa a se preparar para ter uma vida ativa, voltando para a sociedade, buscando novos objetivos de vida e demonstrando as suas diferenças depois de uma vida reabilitada. O paciente recupera a sua autoestima, mostrando que seu estilo de vida vai mudar, evitando recaídas e recuperando os seus laços familiares, recuperando um trabalho e voltando a uma vida normal.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.