Álcool e família relação possível

O consumo de álcool é uma conduta que está presente na maioria das culturas. Atrelado a festividades e ocasiões especiais, o uso irregular e frequente pode ser considerado um problema de saúde. O Álcool e família apresentam uma relação possível e que está presente em muitas casas diferentes.

O uso abusivo ou nocivo de bebidas alcoólicas para as pessoas pode ser definido ao acontecer a incapacidade de cumprir com as suas obrigações, usar excessivamente álcool em situações que precisam de habilidade, atenção e coordenação motora, problemas de relacionamentos sociais, entre outras questões.

Álcool destrói família

Em 2010, foi possível ter um número de que o consumo de álcool causou a morte 2,5 milhões de pessoas, contando esses dados a partir de acidentes de transito, suicídio, violência, até doenças que limitam a condição funcional, como câncer, desnutrição, cirrose, demência, hipertensão arterial, entre outras.

O consumo de bebidas alcoólicas pode provocar a dependência e outros transtornos por conta do seu uso abusivo e irregular, atingindo de maneira negativa a família e pessoas próximas. É um grande condutor para a violência doméstica, separação de casais, conflitos interpessoais negligencia infantil, além de dificuldades financeiras e legais.

A pessoa que tem problemas com álcool e família, acaba não se reconhecendo como dependente e nem doente. O medo que a doença causa, além da vergonha e sofrimento, faz com que essa situação seja algo oculto na família, o que deixa mais complicado um tratamento e reabilitação da pessoa na sociedade.

O uso abusivo de álcool acontece por um longo tempo até que os familiares e os dependentes reconheçam que haja um problema. Acabam negando a doença ou a ligação que o consumo tenha com as suas dificuldades diárias. Tanto o dependente quanto o familiar acabam buscando outras justificativas para os problemas em casa e para o consumo do álcool.

Entenda os riscos do consumo de bebida alcoólica

Consequências do álcool na sociedade

A banalização e aceitação do álcool carrega um problema por ser uma droga que é legalizada, de fácil acesso e também muito bem aceita na sociedade. Diversas festividades vão incluir a presença de bebidas alcoólicas, fazendo com que o consentimento social seja mais forte entre os consumidores.

Enfrentar o alcoolismo é um processo bem longo e no começo, a família e o dependente vão perceber que o álcool é um fator para interação social, deixando de lado os problemas que o abuso da substância pode causar e também da doença. Comumente utilizado em ambientes sociais, seu uso fica atrelado a uma melhor no comportamento.

Ao estar sob efeito do álcool, a pessoa pode ter descoordenação motora, fala arrastada, incapacidade de julgamento, euforia, desinibição e aumento da autoconfiança. Por outro lado, o seu humor pode ficar ainda mais retraído, ou descontraído, mas em alguns casos, a pessoa pode ficar violenta.

Alcoolismo na família

O álcool e família apresentam uma relação possível entre os dois fatores. Diferentes consequências dentro de casa por conta do álcool são possíveis de serem vistas, conseguindo facilitar a violência, além de envolver sentimentos de negação para esse tipo de dano dentro de casa.

A família tenta esconder os problemas, resultando em uma diminuição dos convívios sociais para que a família continue tendo uma boa imagem. Desse mesmo jeito, o estresse dentro de casa aumenta, além de traumas. Os familiares também carregam o fardo de ter um dependente em casa, onde todos os envolvidos permanecem na esperança e ansiedade de que o membro familiar consiga se curar.

São diferentes consequências dentro de casa que o abuso de álcool pode causar, pois o dependente acaba tendo diferentes crises. Ele tem que conviver com os efeitos físicos do álcool, além de isolamentos, constrangimentos, acidentes de transito, perdas sociais e financeiras. Por isso, o álcool e família acabam tendo uma relação possível, pois maior os problemas em casa, maior pode ser o consumo da bebida.

Assim, os usuários e as suas famílias podem sofrer com o desrespeito, violência, sentimentos negativos, afetando todos dentro de casa. O afastamento do convívio social acaba sendo uma consequência também, onde a família tenta se preservar, mostrando uma necessidade de se adaptar a situação.

Mesmo com a doença iminente, a família permanece na esperança da sobriedade, da cura e da reinserção do dependente socialmente e na família. Conscientizar toda a população para o prejuízo da bebida alcoólica é uma estratégia muito importante para diminuir esse problema de saúde.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.