A empresa é obrigada a prestar tratamento contra o alcoolismo?


A empresa é obrigada a prestar tratamento contra o alcoolismo?

Muitos trabalhadores que têm problemas com o alcoolismo têm dúvidas se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra o alcoolismo.

Caso seja seu caso, este artigo foi feito para você, que deseja entender melhor como essa questão é tratada com relação a você mesmo e à empresa, em sua busca pelo tratamento, e o posicionamento da empresa em relação a essa situação.

O trabalhador pode ser dispensado de seu trabalho devido à necessidade de iniciar sua reabilitação?

Sabemos que milhões de pessoas precisam passar pela reabilitação devido ao uso de algum tipo de droga, mas infelizmente esse número não condiz com o número de pessoas que precisam desse cuidado. Isso porque os que procuram ajuda são em menor número que o número dos que precisam de ajuda.

Se você está empregado e ao mesmo tempo vivenciando a experiência da dependência em algum tipo de drogas, talvez esteja preocupado em como procurar um tratamento adequado e ter que lidar com os rótulos que vem junto e até mesmo com um possível desemprego devido a sua condição.

Além disso tudo, sem saber qual o posicionamento da sua empresa em relação a tudo isso e se ela é ou não obrigada a lhe conceder o tratamento contra o alcoolismo.

Apesar de toda preocupação, a empresa pode ser sim um lugar permissivo para que o processo de cura do seu vício seja iniciado, afinal, muitos dos funcionários não sabem quais os recursos oferecidos pelas empresas onde trabalham e quais as proteções legais que são seu direito.

Portanto, seria interessante, antes de tudo procurar conhecer quais os recursos que são concedidos pelo seu empregador. E o início de uma nova vida, pode ser justamente conversar com ele e procurar ajuda.

Já saber se você pode ou não ser demitido por admitir sua condição é outra coisa, pois assim como tem leis que te protegem, existem os direitos do empregador por optar pela rescisão de contrato, de acordo com aquilo que considera o melhor para a empresa.

De fato, a possibilidade de ser demitido por isso é bem menor do que se imagina, caso seu interesse seja realmente tratar-se de acordo com as leis, ao invés de dar continuidade ao uso negativo de drogas apesar do trabalho.

É bem possível, que apesar de não ter obrigação de proteger seu trabalho caso haja prejuízo na empresa, de alguma forma, devido ao seu vício, o seu empregador lhe dar a proteção necessária ao perceber sua veracidade em busca de qualidade de vida e melhor 

A pergunta sobre a empresa é obrigada a prestar tratamento contra o alcoolismo, não é simples de ser respondida, se isso não estiver previsto em sua política empresarial, mas é muito importante que você se prepare para essa conversa com seu chefe, sabendo que os estigmas realmente existem.

Pois assim como você pode ter medo de ser demitido, seu chefe pode ter receio em como o vício pode impactar no ambiente de trabalho e assim, comparações entre funcionários 

Contudo, pense que a mentalidade sobre esse assunto, assim como em relação a outras doenças, inclusive mentais, foram se modificando com o tempo e a compreensão a respeito do assunto teve uma evolução significativa.

E pensando nisso, listamos algumas dicas de como fazer a abordagem do assunto com seu chefe, continue lendo e anote!

Dicas de como abordar seu chefe para conversar sobre sua condição de dependente em drogas.

Vamos então às dicas de como conversa na sua empresa, com seu superior, sobre sua condição de dependente em álcool:

  • Converse sobre o assunto o quanto antes e não converse com seus colegas de trabalho sobre o assunto antes que seja feito com sua chefia;
  • Faça uma pesquisa sobre as políticas da empresa onde você trabalha e descubra quais os recurso para seus funcionários;
  • Compreenda seus direitos legais para que o caminho de alcançar a ajuda por meio de recursos, possa ajudar a alcançar e manter sua sobriedade;
  • Seja direto, claro e sincero em sua conversa, tirando todas as dúvidas concernentes ao posicionamento da empresa, bem como a mesma pode ajudar neste processo.

E caso você ainda tenha um dependência que está atuando, então é bem provável que seu trabalho já tenha tido falhas, deixando seu empregador e colegas desconfiados de sua dependência química no álcool.

Dificilmente se consegue esconder essa condição por muito tempo, afinal algum tipo de dano como: prazos perdidos, alterações de humor, mudanças na aparência, cheiros pertinentes ao álcool e comportamentos diferenciados, podem ter sido notados.

Portanto ser honesto e sincero sobre sua condição e admitir a necessidade de ajuda, pode ser mais benéfico para você do que imagina nesta questão sobre se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra o alcoolismo.

As clínicas de recuperação Brasil podem te auxiliar neste procedimento do empregado x empregador, fale com nosso atendimento e se informe.

https://www.portalderecuperacao.com

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?