Como funciona uma clínica de reabilitação de drogas?


Como funciona uma clínica de reabilitação de drogas?

Muitas pessoas têm dúvida sobre como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, pois há muito preconceito envolvido sobre o funcionamento desses locais. É importante que esse pensamento seja mudado visto que elas contribuem muito para a sociedade, conseguindo combater as drogas e a dependência de muitos.

No Brasil, há um número cada vez maior de dependentes de droga, visto que o acesso as drogas lícitas ou ilícitas têm se tornado cada vez mais fácil. O dependente dificilmente consegue reconhecer sozinho que está passando por um processo de dependência e que vai precisar de ajuda, por isso, familiares e amigos acabam notando primeiro os sintomas.

Para que serve uma clínica de reabilitação?

As pessoas acabam não entendendo como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, achando que é um sistema ruim para o dependente. Muito se contribuiu para que a imagem da clínica se tornasse ruim, onde as pessoas acreditam que é apenas um depósito dos dependentes, sem que eles recebam cuidados.

Dessa maneira, é importante fazer com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre o funcionamento de uma clínica de reabilitação, entendendo como os tratamentos são oferecidos, com uma equipe e estrutura que procura fornecer o melhor para que seus pacientes saiam de lá felizes.

O ambiente de uma clínica de reabilitação é o ideal para que o paciente tenha um tratamento intensivo, sem receber a influência de fora, sem precisar lidar com as questões normais e sem ter o risco de chegar próximo de drogas.

A clínica de recuperação vai oferecer uma equipe multidisciplinar que vão conseguir lidar com a questão psicológica e pessoal dos pacientes, conseguindo combater a dependência dessa maneira. Também vão oferecer todo o apoio para os familiares, conseguindo trabalhar de maneira completa.

Abordagem multidisciplinar

Nos locais especializados, o paciente vai conseguir receber um tratamento com uma abordagem multidisciplinar que vai conseguir atuar de maneira mais efetiva. Parte do tratamento é com a desintoxicação, mas ela não vai ter sucesso se não conseguir trabalhar completamente com a pessoa, mexendo com a sua organização, trabalhando laços afetivos e relações sociais.

A necessidade dessa abordagem demonstra como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, oferecendo a desintoxicação, terapia ocupacional, assistência social, psicoterapia, como partes integrantes do tratamento. É preciso trabalhar todas essas questões para garantir uma recuperação mais efetiva.

Os profissionais precisam de um bom treinamento e de bons investimentos para conseguir ter uma dedicação bem grande aos pacientes. O atendimento exige habilidade e também disponibilidade emocional. As recaídas, que são bem comuns, além de outras doenças, problemas afetivos, demonstram a importância do profissional.

O sucesso de um tratamento para o dependente química começa com a vontade do dependente em se manter afastado da droga. A desintoxicação costuma ser o primeiro passo para conseguir reduzir os danos, mas é apenas uma parte do processo. É preciso de um apoio que a clínica de reabilitação oferece com médicos, psiquiátricas, entre outros.

Clínica de reabilitação para dependentes químicos

Não há uma medicação que vai conseguir reduzir a vontade de usar a droga, por conta disso, é importante mostrar para os familiares que o dependente sozinho não vai conseguir usar medicamentos para resolver o problema da dependência. Assim, começar um tratamento caseiro dificilmente vai conseguir trazer os resultados esperados.

A estratégia em oferecer um tratamento com diferentes profissionais envolvidos que estão disponíveis na maneira de como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, o tratamento também precisa ser ajustado para conseguir pensar a partir de cada usuário, conforme, sexo, idade.

Mesmo assim, as abordagens acabam passando por revisões e estão constantemente sendo atualizadas. A estimativa dos médicos é que seja necessário 6 até 1 meses para conseguir realizar um bom tratamento, conseguindo ter casos que passam de 3 a 5 anos. As internações são algo muito importante para aqueles casos mais graves, ou seja, quando o paciente apresenta riscos para os outros e para si mesmo.

Os amigos e familiares são muito importantes para que o dependente se mantenha motivado para conseguir receber o tratamento e seguir as indicações dadas pelos médicos. Mesmo com uma família que possa estar desestabilizada pela situação, o apoio e a união fazem diferença nesse momento. Por isso, as clínicas oferecem também apoio psicológico para a família.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?