Como ajudar um dependente químico a se recuperar


Como ajudar um dependente químico a se recuperar

Como ajudar um dependente químico a se recuperar: Estimativas das entidades de saúde mundial apontam que hoje há mais de 200 milhões de pessoas que sofrem com algum tipo de dependência química.

O uso e abuso das drogas não só tem tirado muitas vidas, mas tem atingido muitos para além dos próprios dependentes. Sempre que um caso como esse surge é muito comum que toda a família e pessoas próximas sofram muito junto com aquela pessoa, muitas vezes sem saber o que fazer para de alguma forma ajudar, inclusive, há muitas pessoas que acreditam que este tipo de problema só pode ser resolvido com a ajuda médica, o que não é totalmente verdadeiro. Por isso falaremos um pouco sobre como ajudar um dependente químico a se recuperar.

Tenha cuidado com o julgamento excessivo

Em primeiro lugar é muito importante lembrar que em muitos casos, quando uma família ou pessoas próximas descobrem algum tipo de dependência, há uma postura muito forte de criticar a pessoa, muitas vezes como se ela estivesse escolhendo a situação, o que, ao invés de ajudar só prejudica o início da recuperação. É muito importante não ficar questionando ou simplesmente criticando cada atitude do dependente, mas sim assumir a postura que tratamos no próximo tópico.        

Esteja disponível

Uma das coisas muito importantes sobre como ajudar um dependente químico a se recuperar é estar disponível para ouvir e conversar com ela. Se você já entendeu o que foi  tratado no tópico anterior já sabe que só críticas não irão ajudar. Deixe claro para o dependente que você quer ouví-lo e ajudá-lo, se coloque no lugar dele e tente entender o seu sofrimento, sempre evitando respostas prontas como se essa fosse uma questão simples. Faz toda a diferença para quem está nessa luta saber que tem alguém com quem pode conversar e desabafar.

Sempre que necessário seja sério e direto

O fato de que que você está apoiando aquela pessoa não significa que você ouvirá sempre tudo o que ela diz ou até planeja fazer sem dar nenhum tipo de orientação. Muitos dependentes químicos têm pensamentos suicidas, por exemplo. É muito importante ser direto, principalmente ao se perceber que a dependência chegou em um nível em que seja necessário o acompanhamento de um profissional ou até um período de reabilitação. Sugira esse tipo de coisa sempre com muito cuidado, porque todos estão interessados na recuperação dessa pessoa.          

Informe-se mais sobre o assunto

É muito importante que você se informe mais de fontes confiáveis sobre o assunto, porque ajuda a quebrar alguns tabus que a maioria das pessoas têm. Além disso, procure entender melhor a dependência de quem está próxima de você, alterações de humor, crises de abstinência, pois quanto mais informações você tiver. Não há como ajudar um dependente químico a se recuperar sem informação.

Se informando na Clínica de Recuperação Brasil, você poderá avaliar junto com outras pessoas mais próximas e com o próprio dependente quais serão as opçõespara se lidar com a situação da melhor forma possível, por que, no fim das contas, o esforço pela recuperação deve ser múltiplo para atingir um bom resultado.

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?