Como internar um menor dependente químico


Como internar um menor dependente químico

Saiba internar um menor dependente químico em uma clínica de recuperação, quais são os tipos de tratamentos e abordagens utilizadas para ele se reabilitar.

Dependência química, como qualquer outra doença, tem tratamento. Dentro do próprio sistema único de saúde, seguindo os princípios de universalidade da saúde, há uma rede voltada ao cuidado do dependente químico desde a atenção básica até níveis mais especializados, contando com um trabalho interdisciplinar para uma assistência integral.

No entanto, pode haver a dúvida sobre como o processo funciona quando o dependente químico é um menor de idade.

Internação compulsória para menores de idade 

Uma das soluções mais eficazes para o tratamento da dependência química é a internação em clínicas de reabilitação, sendo sua indicação principal quando outros recursos foram insuficientes.

O primeiro passo é reconhecer a doença, uma vez que o processo será mais fácil e efetivo se o paciente decidir voluntariamente ser internado. No caso dos menores de idade, muitas vezes a iniciativa parte dos familiares quando o jovem já representa risco à própria vida e também a dos outros.

É muito importante o apoio da família nessas horas, principalmente para que o jovem se sinta acolhido e não julgado e condenado, para que assim tenha uma melhor adesão ao tratamento.

O objetivo da internação é oferecer um lugar seguro e preparado para reabilitação do dependente químico, oferecendo todos os recursos necessários para esse processo, como assistência psicológica e medicamentos. O intuito vai além de apenas livrar o menor das drogas, e sim objetiva reintegrá-lo à sociedade. 

Existem muitas clínicas gratuitas e particulares, por isso é importante uma pesquisa para escolher uma que esteja preparada para lidar, de maneira eficaz, com o paciente menor de idade. Que tenha uma boa estrutura, recursos físicos e equipe qualificada.

Existem, contudo, casos em que o dependente químico não apresenta qualquer condição física ou mental para que possa ser submetido a um tratamento que possa recuperá-lo e, nesse caso, é necessário internar contra a vontade do próprio dependente.

As clínicas de recuperação para menores de idade, oferecem toda a infraestrutura exigida para assegurar que um dependente químico possa ser reabilitado, contando com uma equipe multidisciplinar especializada para tratamento de drogas e internamento involuntário, além do que, a própria legislação oferece condições para que isso possa ocorrer.

A solução mais adequada para que o dependente químico menor tenha um tratamento seguro e eficaz é sua internação contra a vontade, ou seja, a internação involuntária.

Através desse procedimento, que deve ser consentido pela família, uma clínica de recuperação consegue promover o seu tratamento e sua recuperação.

https://www.centrorecuperacao.com

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?