Como faço para internar um dependente químico de graça?


Como faço para internar um dependente químico de graça?

Como faço para internar um dependente químico de graça? Infelizmente muitas pessoas não tem condições financeiras para arcar com um custo de uma clínica particular e a opção mais recomendada a vocês que buscam uma clínica de recuperação gratuita é buscar o Caps de sua cidade que tem como obrigação oferecer o apoio a famílias que não tem situação financeira favorável, o caso é que este tipo de ajuda oferecida gratuitamente só está disponível ao dependente químico que aceita o tratamento.

O que diz a nossa constituição?

De acordo com a Constituição Federal, todos os brasileiros têm direito à saúde. O artigo 196 diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Partindo desse pressuposto, uma clínica de recuperação gratuita deveria estar ao alcance de todos àqueles que necessitam de tratamento.

Mas todos sabemos que na prática a situação é bem diferente. Não há serviço gratuito para atender todos aqueles que necessitam de cuidados relacionados à saúde. Não é diferente para quem necessita de uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

E a alternativa seria recorrer à rede privada, ou seja, às clínicas de reabilitação particulares. No entanto essa não é uma alternativa viável para todos os brasileiros. Na verdade, para a grande maioria das famílias brasileiras essa não é uma opção.

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que em 2018 o número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza era de 13,5 milhões de pessoas.

Para se ter uma noção, esse número é maior que toda a população de Portugal.

E para ficar mais claro, quando falamos em extrema pobreza, nos referimos à pessoas que vivem com uma renda mensal menor que R$145,00. Pessoas que mal conseguem comprar alimento.

Nem precisamos falar que com essa renda, é impossível sequer pensar em pagar uma consulta médica numa clínica ou hospital particular. Muito menos arcar com os custos em uma clínica de internação para dependentes químicos.

Essa é uma realidade que muitas famílias passam no Brasil e buscam soluções, principalmente, nos órgãos de saúde pública que deveriam servir a população.

No entanto, no caso dos dependentes químicos é diferente.

A internação para os dependentes químicos é uma ação de último caso que deve seguir alguns critérios bastante importantes para a sociedade e a vida do usuário em questão.

Sendo assim, fique com a gente e entenda tudo sobre como internar um dependente químico de graça!

Saiba como internar um dependente químico de graça

Primeiramente, devemos entender que a internação de um indivíduo que depende de drogas ou entorpecentes é algo que deve ser feito somente em último caso.

Isso ocorre porque os órgão de saúde como o SUS, trabalham por meio de acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos com o paciente. Esses são os métodos mais usados.

Uma clínica de tratamento para dependentes químicos busca levar para o paciente uma vida com tranquilidade e paz longe de qualquer tipo de droga que ele possa ter utilizado.

Tudo que o paciente vive dentro da clínica é pensado para levar até ele uma rotina renovada com bons hábitos. Nesse sentido, a clínica oferece diversos tipos de tratamentos para os dependentes químicos.

Sendo assim, a clínica para dependentes químicos promove a desintoxicação, conscientização e reassociação do indivíduo na sociedade.

Como faço para internar um dependente químico de graça?

clínica de recuperação gratuita pode ser uma alternativa para dar início ao tratamento para alcoólatras e dependentes químicos.

No entanto, apesar das clínicas de reabilitação gratuitas fazerem um excelente trabalho, possuem algumas limitações.

No geral, a clínica de recuperação gratuita é organizada por igrejas ou ONG’s, que necessitam de muitos voluntários. Tanto profissionais doando seus serviços e seu tempo, quanto pessoas da comunidade ajudando com dinheiro ou qualquer outro objeto que seja útil.

Outro fator limitante das clínicas gratuitas é que em sua grande maioria, elas costumam trabalhar apenas com internações voluntárias.

Ou seja, somente aceitam pacientes que estão dispostos por vontade própria a iniciarem o tratamento contra o alcoolismo ou dependência química.

Mas nem todos os dependentes químicos ou alcoólatras têm essa vontade e disposição, precisando de uma intervenção por parte da família ou responsáveis.

Isto é, a clínica precisa de uma equipe de profissionais que sejam treinados para lidarem com situações de resgate e internações involuntárias. E infelizmente esse tipo de suporte não é encontrado em uma clínica de recuperação gratuita.

Outra limitação que a clínica de recuperação gratuita possui é que nem sempre conseguem atender a grande demanda de pacientes dependentes químicos ou alcoólatras, seja por falta de estrutura do local ou por falta de recursos financeiros.

A Clínica de Recuperação Brasil não trabalha com clínica de recuperação gratuita!

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?